Uma criança que possui dificuldades em organizar e processar informações sensoriais para alcançar respostas fisiológicas, motoras e afetivas de maneira eficiente, possivelmente sofre de Transtorno de Processamento Sensorial (TPS).

Estudos apontam que a prevalência desse quadro clínico é de 5% a 16% em indivíduos aparentemente normais e de 30% a 80% na população que possui diagnósticos específicos, como por exemplo, crianças dentro do espectro autista, com transtorno de déficit de atenção ou hiperatividade, transtorno do desenvolvimento da coordenação e síndrome do X frágil, TDAH, entre outros.

Em outras palavras, o TPS pode afetar indivíduos em qualquer condição clínica e apesar das causas desconhecidas, estudos indicam que fatores genéticos, familiares e ambientais, têm sido estudadas como possíveis causas e o tratamento de maior eficiência conhecido atualmente é a integração sensorial.

O Que é Integração Sensorial

A integração sensorial busca ajudar a criança a desenvolver habilidades para organizar, interpretar sensações e responder de maneira adequada através do corpo e do ambiente, de modo a auxiliar nas tarefas do dia a dia.

A terapia de integração sensorial faz com que o cérebro do paciente passe a organizar as informações sensoriais, para dar uma resposta adaptativa adequada a cada estímulo, organizando e melhorando a forma com que o próprio corpo reage ao ambiente, desenvolvendo habilidades de coordenação motora, atenção e concentração.

A primeira vez que terapeutas ocupacionais utilizaram a integração social para lidar com a inabilidade de percepção sensorial em crianças foi em 1972, quando Anna Jean Ayres, passou a realizar estudos em crianças com dificuldades de aprendizagem, mas sem nenhum diagnóstico.

Benefícios Da Integração Sensorial

Como dissemos, a integração sensorial destina-se principalmente a crianças com disfunções sensoriais, distúrbios comportamentais, como o autismo, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, retardo do desenvolvimento neuro psicomotor (DNPM), entre outros.

A criança possui dificuldades de interação com reações externas fora do comum que dizem respeito aos sons, toques, cheiros, estímulos ao paladar e visão. Por esse motivo um terapeuta ocupacional especializado em integração sensorial pode trazer diversos benefícios para a criança, são eles:

  • Fornecer condições na qual a criança possa explorar o ambiente ao seu redor de forma natural
  • Organização da conduta
  • Aumentar a habilidade da criança de manter-se interessada em algo
  • Promover a melhoria das habilidades motoras e planejamento dos movimentos
  • Melhorar a confiança e autoestima da criança em suas próprias habilidades
  • Melhorar as interações sociais e ambientais, inserindo-as nesses contextos

Integração Sensorial Na Clinica Sette Kids

Problemas com a integração social podem acarretar em dificuldades na aprendizagem, no desenvolvimento e comportamento da criança, gerando dificuldades ou incapacidade de realizar tarefas diárias como brincar, pois muitas crianças podem encontrar empecilhos até mesmo para interagir com os brinquedos, ou problemas de coordenação (sistema vestibular) que tornam atividades como jogar futebol, correr, pular corda, entre outros, extremamente difíceis, causando problemas na interação social com outras crianças e na sua autoestima.

Por esse motivo, a Clínica Sette Kids, dispõe dos melhores terapeutas ocupacionais, aptos a trabalhar e desenvolver um trabalho completo, visando possibilitar às crianças uma vida menos estressante e mais natural.

Para maiores informações e para conhecer mais sobre outros tratamentos da Clínica Sette Kids, entre em contato conosco.

Fale Conosco