
Desde o nascimento, o bebê está constantemente desenvolvendo a região da boca, algo que acontece aos poucos e que vai permitir que a criança possa começar a emitir os primeiros sons, imitando os adultos e portanto, aprendendo a falar.
Os 2 primeiros anos são extremamente importantes, é o momento em que a criança passa a se comunicar com frases simples e também o momento em que os primeiros sinais de atraso na evolução da fala podem ser notados. Quando isso acontece é o momento de procurar por uma clínica de fonoaudiologia.
O Que é Fonoaudiologia?
A fonoaudiologia tem como principal área de atuação a comunicação, que diz respeito à voz, audição linguagem e fala. Contudo, o profissional preocupa-se também com funções relacionadas à face e a boca (sucção, mastigação, deglutição e mímica facial), funções que são utilizadas em todas as fases da vida.
Áreas De Atuação
Dentro deste campo existem 11 especialidades diferentes reconhecidas pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia, são elas:
- Audiologia
- Fonoaudiologia
- Especialista Em Motricidade Orofacial
- Especialista Em Saúde Coletiva
- Especialista Em Voz
- Especialista Em Disfagia
- Fonoaudiólogo Educacional
- Especialista Em Gerontologia
- Fonoaudiologia Neurofuncional
- Fonoaudiólogo Do Trabalho
- Especialista Em Neuropsicologia
Quando Procurar Um Especialista
Assim como aos 2 anos a criança começa a pronunciar frases simples, Aos 3 a troca de fonemas não é considerado algo normal, isso significa que deixar de usar algumas letras ou trocá-las é algo que requer atenção.
Outro problema comum é a gagueira que surge a partir dos 5 anos, o motivo é que a velocidade dos pensamentos da criança é mais rápida do que a fala, por esse motivo ela acaba por repetir palavras e sílabas. Especialistas aconselham nesse momento que os pais sejam pacientes para ouvir a criança e tenham calma para mantê-la tranquilo.
Esses são problemas comuns que surgem no período da primeira infância e a grande maioria desaparece naturalmente até os 5 anos de idade, com isso é muito importante que os pais levem o filho para um fonoaudiologista.
Não apenas quando há problemas na fala que os pais da criança precisam procurar por uma clínica de fonoaudiologia. Alguns condições podem surgir durante a amamentação dos bebês que podem apresentar dificuldades durante a sucção e deglutição do leite materno. Outro problema comum é com referência a mastigação ruim que pode ocasionar engasgos, má-digestão, entre outras casualidades.
O Que Fazer Quando a Criança “Não Fala”?
É natural, depois que a criança entra na idade escolar que ela “solte a língua”, mas o que fazer quando ela “não fala”? Em muitos casos o atraso na linguagem tem relação com problemas neurológicos, como autismo e síndrome de Down, auditivos e respiratórios. Quando há deficiências na audição elas são as primeiras a serem investigadas, pois mesmo que o teste de orelhinha tenha sido realizado, otites de repetição e outras condições auditivas podem afetar a audição e em consequência a fala.
Contudo, a maior parte dos casos de atraso na fala não precisa de um tratamento longo, a orientação familiar para estimular de maneira adequada a criança no dia a dia, normalmente é suficiente.
Em resumo, estas são apenas algumas orientações sobre a importância da fonoaudiologia. A Clínica Sette Kids, dispõe dos melhores profissionais da área para estudar todas as necessidades e possibilitar o tratamento adequado para cada paciente.
Para maiores informações entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre a nossa clínica.